Fiação Artesanal

 

As matérias primas mais empregadas são: a lã de ovelha, o pêlo de camelo, o pêlo de cabra e ainda a sêda. A qualidade final do tapete depende muito da qualidade do material empregado. Estes materiais podem ser utilizados misturados ou não.

Após a obtenção e limpeza a matéria prima, o processo seguinte, na tecelagem manual, é a obtenção dos fios ( fiação ) e seu posterior tingimento.

O fio é obtido através de um movimento de torção das fibras da matéria prima. Este movimento pode ser feito através do uso do fuso ou de uma roca. O fuso se assemelha à um pião; com o rodar do mesmo, as fibras vão se torcendo, gerando o fio.

A roca tem a mesma função do fuso, sendo girada através do auxilio de um pedal, o que lhe confere maior produtividade do que o fuso. Nas imagens abaixo, tecedeiras utilizando a roca ou o fuso, na preparação dos fios antes do seu tingimento.

Após a obtenção dos fios através da roca ou fuso manual, a próxima etapa no processo de criação dos tapetes é o tingimento com corantes naturais.

Scroll to Top